Por que será que o homem de hoje só vê, valoriza e celebra coisas grandes? Grandes eventos. Grandes movimentos. Grandes plateias. Grandes concentrações. Acho que o homem moderno sofre da “síndrome do grande”. Ela é uma perturbação oftalmológica que só percebe e valoriza coisas grandes. É uma incapacidade de enxergar coisas pequenas.
Mas para essa doença existe remédio. É só educar os olhos e o coração com o Mestre. Foi o próprio Jesus quem ensinou a nos assombrar também com as coisas pequenas através de suas belíssimas parábolas, mas também com o seu exemplo. Não é pequeno o lírio do campo? Não são pequeninas as aves do céu? Não é diminuta a semente de mostarda? Não é quase imperceptível o fermento na massa? Não é pequena a pérola de grande valor? A verdade é que o reino de Deus viceja mais belo nas coisas simples e pequenas, onde mora a humildade, o amor, a compaixão, a gentileza, a bondade e o afeto das mãos unidas.
Cuide para utilizar com frequência o colírio da graça de Deus. Jesus já nos alertou sobre tal procedimento (Ap 3:18). Com ele, seus olhos vão aprender a ver e a se deslumbrar também com as coisas pequenas, e não somente com as grandes.
Do seu pastor e amigo,
Pr. Luciano Rocha.