Menu fechado

Como podemos discernir a verdadeira igreja? Vemos atualmente uma verdadeira confusão sobre o que, de fato, é uma igreja de verdade. Isso se dá por desconhecimento da Palavra de Deus ou por uma má interpretação desta. Alguns dizem por exemplo, refletindo o individualismo pós-moderno: “eu sou igreja”. Mas, olhando para as Escrituras percebemos que ninguém “é igreja” sozinho. Até mesmo a oração modelo é coletiva: “o Pai é nosso, o pão é nosso, os pecados ou ‘dívidas’ são nossos”. No Novo Testamento, percebemos ainda que os apóstolos se referiam às comunidades locais chamando-as de igreja e aplicando todos os deveres e benefícios da vida da fé a elas. 

De fato, algumas pessoas têm razão de estarem descontentes, uma vez que muitas comunidades que se chamam de igreja não apresentam as características que comprovam essa realidade. Resumidamente, essas características bíblicas da verdadeira igreja ou também chamadas marcas da verdadeira igreja são a pregação fiel das Escrituras e a correta administração dos sacramentos ordenados por Jesus. Mas, o fato de existirem comunidades que não passam por esse crivo escriturístico, não nos impede de investigar e reconhecer que existem comunidades “reais”, “visíveis”, que apresentam as características fundamentais de uma igreja de verdade. 

Basicamente, podemos acrescentar à luz de Mateus 28 que uma igreja de verdade é uma comunidade graciosa, que foi alvo da graça redentora de Jesus, e que manifesta essa graça nos seus relacionamentos. Existe espaço para a dúvida. Existe espaço na verdadeira igreja para pessoas imperfeitas. Aliás, Jesus mesmo disse que “veio para os doentes, pois os sãos não precisam de médico” (Mt.9.12). Uma igreja de verdade é uma comunidade onde a adoração a Deus tem a primazia. Ela não existe para agradar o homem, mas para adorar a Deus. Uma igreja de verdade é uma comunidade multiplicadora. A verdadeira e saudável diversidade é encontrada somente na Igreja de Cristo, onde pessoas diferentes são chamadas à fé e ao arrependimento, tornando-se “UM SÓ POVO”, pois tem algo fundamental em comum – Jesus Cristo é o Senhor de todos. Finalmente, encontramos na passagem uma promessa gloriosa. Jesus disse que “estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Jesus está na igreja de verdade. Jesus está com a igreja de verdade. Por isso, ame sua igreja. Se envolva em sua igreja. Invista em sua igreja. Sirva sua igreja.

Do seu pastor e amigo,
Pr. Luciano Rocha.