Menu fechado

A MISSÃO DA IGREJA

“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4:23; 9:35).

Qual é a missão da Igreja? Essa simples pergunta pode acarretar respostas diversas, dependendo do viés cultural ou ideológico que a igreja está inserida. Tal resposta pode incluir abraçar muitas oportunidades, e como tal, pode dissipar nossas energias e dividir nosso pensamento e atividades em tantas direções que, em vez de criarmos um foco seguro, que fortaleça e nos sirva como guia, falhamos como igreja de Cristo que faz a vontade de seu Senhor.

Uma resposta simples a pergunta sobre qual a missão da igreja, pode ser: a missão da igreja é dar continuidade a missão de Cristo. Não digo a missão de ser o nosso Redentor, o Filho de Deus que morreu e ressuscitou para nossa salvação, mas a missão que exerceu nos dias de sua carne, e que foi demonstrada por Ele e narrada nos evangelhos. Jesus pregou o evangelho, ensinou nas sinagogas e ao ar livre, e curou o povo de suas doenças e enfermidades. Esta é a missão de Cristo que a igreja deve dar continuidade. Foi o que Jesus disse aos seus discípulos, após a sua ressurreição: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20:21).

A missão prioritária e primordial da igreja é, portanto, pregar o evangelho do reino a todos, discipular os salvos na Palavra de Deus e acudir os necessitados, oferecendo-lhes a cura que brota de uma comunidade compassiva e generosa. Portanto, definir o que queremos, de forma clara e ardente, é o começo de todas as conquistas e realizações para Deus. A igreja precisa resgatar e realizar aquilo que a define como seu propósito, que foi vivenciado e ordenado pelo próprio Senhor Jesus, evitando ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma.

Do seu pastor e amigo,
Pr. Luciano Rocha.